quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Falar de sexo com os pais ainda é um tabu?

Afim de sabermos se falar sobre sexo com os pais ainda é um tabu para os jovens, realizamos uma pesquisa com seis adolescentes. Apesar de sabermos que o número de pessoas pesquisado é um pouco restrito, já podemos ter um esclarecimento para nossa dúvida.
Esses adolescentes têm entre 15 e 17 anos, sendo que foram quatro meninas e 2 meninos que responderam ao questionário. Todos eles moram com os pais. O número de respostas afirmativas e negativas para a pergunta número um (você tem liberdade para falar sobre sexo com seus pais? Com quem você conversa?) foi igual. Três afirmam conversar com o pais ou a mãe, dependendo do sexo do entrevistado, e outros três afirmam que não conversam com seus pais, tendo esse tipo de conversa com irmãos, amigos, ou alguém em quem confiem.
Todos eles afirmam esclarecer suas dúvidas utilizando livros, a internet e também as informações que são transmitidas na escola, demonstrando o quanto é importante estarmos sempre atentos ao que nos rodeia na escola.
Aproveitando o contato com os jovens perguntamos ainda o que eles pensam sobre a gravidez ma adolescência. Todos eles demonstram acreditar que quando ela ocorre é muito ruim. Afirmaram que é um ato de irresponsabilidade, precipitado, pois a adolescência, segundo uma das meninas entrevistas, “é pra curtir, e não para cuidar de criança”.
Ainda nesta questão, três deles relataram sobre o papel dos pais na educação sexual dos filhos. Destacaram que os pais precisam orientar e por limites em seus filhos para que uma gravidez precipitada não aconteça, mas se acontecer devem apoiar os seus filhos.
Com isso podemos afirmar que alguns pais já dão a liberdade para que os filhos falem sobre sexo com eles. E o que nos chamou mais atenção é que os jovens querem e acham importante este contato com os pais. Talvez aí está uma das alternativas para que cada vez menos adolescentes se tornem pais/mães tão cedo.

Nenhum comentário: