Destacamos a seguir algumas causas:
- Desejo de ficar grávida;
- Vontade de contrariar os pais;
- Alternativa para sair de casa, da cidade onde mora;
- Tentativa de casar com o homem amado.
De acordo com pesquisas realizadas referente a gravidez na adolescência, as causas citadas a cima se destacaram. Conforme o desejo de ficar grávida, podemos salientar que, muitas jovens, têm esse desejo mas desconhecem as conseqüências pós-parto, a responsabilidade de se criar um indivíduo.
Nesta causa me identifico um poço, e até recordando conversas com algumas amigas, muitas já relataram ter vontade de engravidar com menos idade. Acredto que seja pela disposição da juventude; pensar que ter uma mãe jovem é mais legal; imaginar que poderá sair na “balada” com o filho; achar bonito uma jovem grávida. Penso que isso tudo possa ser muito bonito, mas quando realmente se vive esta experiência, a realidade passa a ser outra.
Quanto a vontade de contrariar os pais, esta está associada a falta de estrutura familiar, o relacionamento difícil que muitos jovens tem com seus pais, e numa forma de contrariar e afrontar os pais recorrem a gravidez precoce, numa forma de chamar a atenção ou até mesmo, vendo a gravidez como um “meio para conseguir um afeto incondicional” (Vitalle, Amâncio), para sentir-se indispensável a alguém, associando-se assim as demais causas: alternativa para sair de casa e tentativa de se casar com o homem amado.
Destacando esta última causa, podemos perceber que muitas jovens, usam a gravidez como pretexto para casar ou conseguir um compromisso ou até mesmo uma ligação com a pessoa amada; mas em muitos casos, a adolescente acaba sozinha com o filho para criar e o pai da criança come, “sobrando” responsabilidade desta criança para a família da jovem criar. Em certos casos, o casamento pode até ocorrer, o que frequentemente ocorria antigamente; porém atualmente o cenário é outro, há uma total falta de limites e responsabilidade por parte dos jovens, assim como fala Rosalina Moraes, “[...] o excesso de informação e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberdade sexual, acompanha de certa falta de limites e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.”.
Vimos que, algumas das causas pelas quais as adolescentes engravidam, mas com certeza não são as únicas, o que seria necessário, é desvendar a mente das jovens, pois estas, nesta fase da vida, passam por muitas mudanças, seja físico, emocional ou psicológicas, sendo assim, a adolescência é uma fase complexa na vida de todos.
Referências Consultadas:
Moraes, Rosalina Rocha Araújo. Gravidez na adolescência. Disponível em: http://www.infoescola.com/sexualidade/gravidez-na-adolescencia/. Acesso: 19 Nov. 2008.
Pelloso, Sandra; Carvalho, Maria Dalva; Valsecchi, Elizabeth. O vivencar da gravidez na adolescência. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/viewFile/2508/1677 . Acesso: 27 Out. 2008.
Silva, Denise P. Bueno da. Gravidez na adolescência. Disponível em: http://www.linkdobebe.com.br/temas/gestacaoadolecencia.htm . Acesso em: 19 Nov. 2008.
Souza, Claudecy de. Gravidez na adolescência. Disponível em: http://www.aborto.com.br/gravidez_adolescencia/index.htm . Acesso: 19 Nov. 2008.
Vitalle, Maria Sylvia de Souza; Amancio, Olga Maria Silvério. Gravidez na Adolescência. Disponível em: http://www.brazilpednews.org.br/set2001/bnpar101.htm . Acesso: 19 Nov. 2008.
domingo, 23 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário